Carta Aberta do CACAmb sobre a Greve Nacional Docente e a Realização de Atividades Acadêmicas
"Prezados Professoras e Professores de Ciências Ambientais,
O Centro Acadêmico de Ciências Ambientais entende que o momento pelo qual as IFES do Brasil passam é singular e delicado, que a mobilização docente é legítima, uma vez que suas reivindicações são respaldas pelo cenário crítico em que se encontram as estruturas (físicas, administrativas e trabalhistas) das Universidades no país. Acreditamos que, devido a tais problemas, os discentes se tornam tão prejudicados e fragilizados quanto os professores, por sofrerem com as consequências diretas e indiretas dos problemas que constituem a pauta de reivindicações do movimento docente nacional, e que por isso, os mesmos tem o seu direito de apoio à greve docente embasado.
Em comunicações recentes com o diretor do Instituto de Biociências, o prof. Carlos Henrique, tomamos conhecimento de que o mesmo vem indicando aos professores do IBio que não realizem atividades de cunho acadêmico durante o período de greve, e que o mesmo compreende que, devido a situação de greve na universidade, todo e qualquer estudante tem o direito de requerer a segunda chamada às disciplinas em que tenham sido realizadas provas durante o período de greve.
Estamos conscientes de que, devido às singularidades e percepções diversas dos docentes de Ciências Ambientais, os mesmos têm opiniões divergentes e vem tomando posturas diferentes em relação à greve nacional. Entretanto, pautados no direito ao livre pensamento e expressão, tendo em vista o reconhecimento da mobilização dos docentes da UNIRIO e o posicionamento do diretor do Instituto de Biociências, entendemos que toda e qualquer atividade de cunho acadêmico realizada durante o período de greve se torna incoerente com a alta administração da universidade, assim como decorre em falta de respeito com a categoria, e com os discentes.
Embasados em tais percepções, o CACAmb reforça a orientação da Assembleia dos Professores, do Diretor do IBIO e Coordenador do curso de Ciências Ambientais, que os professores não realizem qualquer atividade de cunho acadêmico durante o período da greve, em respeito e consonância com a própria universidade, com sua categoria, e com os discentes.
Atenciosamente,
CACAmb
Centro Acadêmico de Ciências Ambientais - UNIRIO
Av. Pasteur, 458, Urca - Rio de Janeiro - RJ"